Papa de Frango com Batata Doce

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes : 300 g de peito de frango; 1 batata doce; ¼ couve-flor; 2 ½ xícaras de chá de escarola picada; 2 tomates picados; 1 cebola ralada; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de salsa picada; 1 colher de sopa de margarina ou azeite; 1 colher de café de sal.

Modo de fazer: Lave todos os ingredientes e pique bem. Refogue em uma panela a cebola e o alho, sem acrescentar nenhum óleo. Em uma panela grande com água suficiente para cobrir os ingredientes, acrescente a batata doce, a couve-flor e os tomates. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar até que estejam bem macios. Acrescente a escarola, a salsa e o sal, misturando bem e deixando ferver por alguns minutos. Desligue e adicione a margarina/azeite.

Papa de Frango com Abóbora

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes: 300 g de peito de frango; 2 ½ xícaras de chá de abóbora ou moranga picada; 3 xícaras de chá de repolho picado; 1 chuchu grande picado; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 2 colheres de sopa de salsa picada; 1 colher de sopa de margarina ou azeite.

Modo de fazer: Lave todos os ingredientes e pique bem. Refogue em uma panela a cebola e o alho, sem acrescentar nenhum óleo. Em uma panela coloque 3 litros de água, acrescente todos os ingredientes, com exceção da margarina, da salsa e do sal. Deixe cozinhar em fogo brando até que todos os ingredientes estejam bem macios praticamente desmanchando. Acrescente o sal e a salsa, misture bem. Desligue e acrescente a margarina ou azeite.

Dica: Para não grudar nas mãos, corte o chuchu ao meio e descasque-o sob água corrente. Retire a parte dura central e corte em cubos.

Papa de Frango com Mandioquinha

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes: Peito de frango (60g ou 3 colheres de sopa); 1 unidade pequena de mandioquinha; ½ cenoura; 1 folha de alface; 1 colher de sopa de cebola ralada; 1 dente de alho, 1 colher de café de azeite; ¼ colher de café de sal; 2 xícaras de chá de água.

Modo de fazer: Lavar e picar a mandioquinha, a cebola, o alho e a alface. Em uma panela colque o alho e a cebola. Junte o frango em pedaços, a mandioquinha, a cenoura e a água. Deixe ferver em panela tampada. Pode ser na panela de pressão. Deixe cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione a folha de alface e o sal, misturando bem e deixando ferver por alguns minutos. Desligue e acrescente o azeite. A papa está pronta para ser oferecida de acordo com a consistência orientada para cada idade.

Papa de Carne com Cenoura

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes: 300 g de carne de boi; 1 cenoura grande; 2/3 de um chuchu; 1 ½ xícara de chá de couve picada; 1 cebola ralada; 2 dentes de alho,  1 colher de sopa de cebolinha picada; 1 colher de sopa de salsa picada; 1 colher de sopa de azeite ou margarina; 1 colher de café de sal.

Modo de fazer: Lave todos os ingredientes e pique bem. Refogue em uma panela a cebola, o alho e a cebolinha, sem acrescentar nenhum óleo. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo em uma panela com 3 litros de água, reservando a salsa e o sal  para depois. Deixe cozinhar em fogo brando, até que os ingredientes estejam bem macios. Acrescente a salsa e o sal, ferva por mais alguns minutos, misturando bem. Desligue e acrescente o azeite.

ARROZ: pode ser acrescentado nesta papa conforme indicação. Apenas acrescente ½ xícara de arroz cru aos ingredientes a serem cozidos.

Papa de Carne com Espinafre

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes: Músculo do boi (60g ou 3 colheres de sopa); Inhame (100g ou 5 colheres de sopa); Abobrinha (60g ou 3 colheres de sopa); Espinafre (1 xícara de chá); Cebola (1 colher de sopa); Alho (1 dente); Azeite (1 colher de café); Sal (1/4 de colher de café); Água (300ml ou 2 xícaras de chá).

Modo de Fazer: Lavar e picar o inhame, a abobrinha, a cebola, o alho e o espinafre. Em uma panela coloque o alho e a cebola. Refoque um pouco sem acrescentar nenhum óleo. Junte a carne em pedaços, acrescente o inhame, a abobrinha e a água. Deixe ferver em panela tampada. Pode ser panela de pressão. Cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicione o espinafre picado e o sal. Misture bem e após deixar ferver por poucos minutos acrescente o azeite. Deslige o fogo e amasse a papa conforme necessidade.

Papa de Carne com Couve

RENDE UMA PORÇÃO

Ingredientes: 300 g de carne de boi (músculo, lagarto, patinho, coxão duro); 1 cenoura grande; 2 dentes de alho; 1 cebola picada; 2 abobrinhas pequenas; 1 ½ xícara de chá de couve picada; 1 ½ colher de sopa de salsa picada; 1 colher sopa de azeite ou margarina.

Modo de Fazer: Lave bem os ingredientes e pique miúdo. Refogue inicialmente a cebola e o alho em uma panela sem óleo. Em seguida, leve todos os ingredientes ao fogo picados bem miúdo, inclusive a carne, em uma panela grande com 3 litros de água fria (ou até cobrir os ingredientes). Tampe a panela e deixe cozinhar até que todos os ingredientes fiquem bem macios e praticamente desmanchados. Acrescente então a salsa, deixe ferver por alguns minutos e desligue. Junte a margarina ou azeite.

FEIJÃO: pode ser acrescentado nesta papa assim que indicado. Acrescente 1 ½ xícara de feijão cozido sem tempero.